Old Dragon: Ur - Particularidades do Cenário - Parte 3

Greatings comrades and maidens!
Continuando na descrição do cenário, apresento agora como a sociedade dos impérios humanos é rotulada, aos nomes usados em Ur e ainda um guia de referência para se localizar no livro e nas postagens por aqui.



Hierarquia dos Impérios Humanos 

Os impérios humanos seguem uma tradicional hierarquia de castas que surgiu nos primórdios da nova vida dos humanos em Ur. Em todos os impérios ainda de pé, esta divisão social pode ser encontrada. Nas terras livres de verão e outono não é seguido nenhum tipo de hierarquia, dividindo-se apenas os mais ricos dos mais pobres ou os fortes dos fracos. A lei da sobrevivência impera nestes locais.

Acólito: Clérigos experientes a serviço dos impérios. Respondem diretamente às postestades e são responsáveis pelos ensinamentos aos jovens neófitos. 
Arconte: Conselheiros pessoais do Imperiex. Formados pelas pessoas mais importantes, próximas e de confiança do Senhor Supremo. 
Arqueiro: Membro formado na arquearia das legiões imperiais. 
Carnifex: Executor. Segue as decisões e ordens do pretor. 
Cavaleiro: Membro formado nas cavalarias das legiões imperiais. 
Centúrio: Membro formado nas infantarias das legiões imperiais. 
Corte Imperial: Formado pela esposa, filhos e parentes do Imperiex. Além de seus criados e acompanhantes. 
Dax: Chefes da três divisões das legiões imperiais: arquearia, cavalaria e infantaria. 
Discípulo: Aprendizes dos magus. Nascem e crescem para servir ao império com suas magias. 
Imperatrix: A esposa do Imperiex. Geralmente tem de dividir sua cama com outras mulheres e não possui direito a participar das decisões políticas. 
Imperiex: Senhor supremo do império, o que impera. Herda o trono do pai e tem de deixar um filho homem, mesmo não sendo de sua esposa oficial. 
Incepto: Recruta das legiões. Desde crianças, são separados das famílias e enviados aos campos de treinamento das legiões imperiais. 
Legatus: Cônsul. Geralmente enviado quando algum assunto deve ser tratado com outros impérios ou nas cidades livres. Têm passe livre na maior parte de Ur, além de ser uma pessoa influente e famosa. 
Lorde: General supremo das legiões. Responde somente aos arcontes e ao próprio Imperiex. É ele quem comanda as legiões em guerras e batalhas importantes. 
Magus: Magos experientes a serviço do Império. Respondem diretamente às postestades e são responsáveis pelos ensinamentos aos jovens discípulos. 
Natum: Espião. Age secretamente e responde somente ao legatus. Geralmente, nem mesmo o Imperiex sabe a sua identidade. 
Neófito: Aprendizes dos acólitos. Nascem e crescem para servir aos impérios com suas magias. 
O Povo: A maior parte das castas da sociedade. Vão desde trabalhadores das cidades até agricultores nos campos. 
Párias: Escravos, mendigos, condenados e toda escória que porventura venha a vagar pelos impérios. Geralmente são escorraçados para as terras de verão ou mortos. 
Potestade: Os mais poderosos entre os magus e acólitos são escolhidos para tornarem-se os conselheiros mágicos do Imperiex. Além de liderarem suas ordens mágicas. 
Pretor: Juiz. Responsável pela aplicação das leis (quando existem), e no julgamento de crimes. Lembrando que certos casos mais graves são levados também à presença do Imperiex. 
Tronus: Capitão das legiões imperiais. Reponde somente aos lordes, arcontes e ao Imperiex. Geralmente é quem lidera as legiões em batalhas de não muita importância. 
Vassalos: Pessoas mais importantes que trabalham diretamente para o Imperiex ou que possuem algum título de nobreza menor ou terras dentro dos impérios. 


Nomes em Ur 

Na antiga terra de Ur, as raças primordiais carregavam seus próprios nomes dados por seus pais, porém, não carregavam sobrenomes. O costume antigo era dar sobrenomes de acordo com a região que o indivíduo vivia, ou ainda por algum feito de coragem, ou ainda por alguma habilidade especial que este tivesse ou sua profissão. 
Alguns exemplos são: 
  • Bratos Martelo de Batalha 
  • Mitas das Terras Baixas 
  • Arlene, a Branca 
  • Cristos, o Feiticeiro de Fogo 
  • Marmon do Sorriso Perfeito 
  • Tankar Destruidor de Fortalezas 


Nos impérios humanos da nova terra de Ur, a nova raça escolheu uma nova forma de referenciar seus cidadãos. Além do nome, é colocado os nomes do pai e na seqüência os nomes dos avôs, bisavôs e por aí segue. Para tanto, é usada a palavra “Tar” antes de cada nome, que significa “filho de” no idioma antigo. Isso vale tanto para homens como para mulheres. 
Alguns exemplos são: 
  • Toras Tar Loras 
  • Tolben Tar Toras Tar Loras 
  • Elben Tar Tolben Tar Toras Tar Loras 
  • Katrina Tar Jonas 
  • Selena Tar Toras Tar Loras 


Tabela de Referências 

Para facilitar o entendimento e encurtar os textos, usamos as mesmas referências usadas em outros suplementos do jogo Old Dragon. Com as adições de especializações de classe e outras características vistas neste cenário, a tabela seguinte serve como um guia aos Mestres e Jogadores. Primeiro é indicado o alinhamento do personagem com letra maiúscula. Depois aparece sua raça e seu sexo com letras minúsculas e logo em seguida a classe com letra maiúscula e o nível. Nota: todos os mortos-vivos são caóticos. 
Segue alguns exemplos de como entender os dados: 
  • Humano masculino guerreiro ordeiro de nível 5 (O hm G5) 
  • Anão masculino druida caótico de nível 12 (C am D12) 
  • Halfling feminina ranger ordeira de nível 2 (O half R2) 
  • Elfa feminina exploradora neutra de nível 8 (N ef Ex8) 
  • Humano masculino clérigo morto-vivo de nível 14 (MV hm Cl14)

Alinhamento
(maiúscula)
Raça e Sexo
(minúscula)
Classe e Nível (maiúscula)
O = Ordeiro
h = humano
Cl = Clérigo
N = Neutro
a = anão
D = Druida
C = Caótico
e = elfo
S = Sectário
MV = Morto-vivo
hal = halfling
G = Guerreiro

g = gnomo
P = Paladino

o = orc
B = Bárbaro

gob = goblin
M = Mago

hob = hobgoblin
Ilu = Ilusionista

b = bugbear
Nec = Necromante

gno = gnoll
L = Ladrão

k = kobold
R = Ranger

hl = homem-lagarto
Ex = Explorador


Ban = Bandoleiro


Bar = Bardo


A = Assassino


Gla = Gladiador

m = masculino
Leg = Legionário

f = feminino
Es = Espião

Ufa. Esta parte está finalizada. Agora dou início a descrição do cenário em si, seus locais de interesse, seus impérios e suas terras livres.

Quem ainda não viu nada sobre o cenário, veja aqui:
See you in Ur!