Encontro RPG Andradas: 10 de novembro de 2013

O Encontro RPG Andradas existe a mais de 10 anos, sendo que a primeira edição aconteceu no ano 2001. Nesse ano, o encontro foi a realização de um sonho de um grupo de pouco mais de cinqüenta pessoas. De lá para cá o evento ganhou cara nova, espaço novo e mais amplo, recentemente reformado e adequado às normas de segurança para atender vocês RPGistas que sonham junto conosco.



Neste ano de 2013, realizaremos mais um o Encontro RPG Andradas, a décima primeira edição, alcançada a duras penas e muito trabalho. O formato atual do encontro agrega diversas modalidades de jogos de RPG, estratégia, cartas e uma infinidade de outros materiais que circulam no universo dos RPGistas, colecionadores, cosplayers e nerds, proporcionando aos visitantes um grupo de voluntários dispostos a orientar os participantes, oferecendo material esclarecer de dúvidas durante as demonstrações dos jogos.

Paralelo ao encontro, também acontecerá o Projeto RPG e educação, que busca oferecer aos educadores novas formas de interação com os jovens e entre eles, de modo que perceba se uma aprendizagem menos forçosa, mais prazerosa e significativa.

Há anos percebe-se a necessidade de oferecer novas práticas socioculturais que dialoguem diretamente com o sistema pedagógico atual, já que, muitas vezes, a aprendizagem e a aquisição de linguagem/conhecimento são vistas de maneira metódico-processual e tendem a não favorecer o lúdico.

Por isso, o Role-playing game (RPG), jogo de interpretação de personagens, oferece oportunidades para a troca de conhecimento e a interação individual ou coletiva entre os jogadores e o narrador da estória contada, que favorecem a aprendizagem informal, ou mesmo da aprendizagem formal quando direcionada, o exercício da prática escrita e da leitura, o raciocínio lógico e estratégico, interpretação teatral e convívio social.

Sobre a ótica do RPG e a educação formal, nasceu em 2010 a parceria dos organizadores do Encontro RPG Andradas com a direção e corpo docente da E.E. Cel.”João Mosconi”, localizada na cidade, através do “Projeto Voluntários na Escola”, quando os alunos tiveram o primeiro contato com os jogos e atividades e os resultados começaram a ser percebidos. No ano de 2011, o Encontro aconteceu no Pavilhão do e novamente foi firmada parceria com o mesmo estabelecimento de ensino, sob o nome de Encontro RPG Andradas novamente. Em 2012, pelo motivo da falta de um local adequado o evento não aconteceu.

Neste Projeto, realizaremos mais um o Encontro RPG Andradas, que no decorrer do ano dois mil teve dez edições, proporcionando aos visitantes um grupo de voluntários dispostos a orientar os participantes, oferecer material e esclarecer dúvidas durante as demonstrações dos jogos.

E lembrem-se, o Encontro RPG Andradas 2013 é um presente a vocês RPGistas, mestres e demais visitantes que colaram todo o ano para que esse domingo fantástico aconteça da melhor maneira possível, por isso um brinde a todos vocês e vida longa!

Interessados em colaborar e patrocínios podem entrar em contato pelo 35 9116 3636 e 9218 7330.

Link na imagem.

5 comentários:

  1. ÓTIMA iniciativa , aew véio to sentindo falta dos reportes de sessão de Old Dragon , tbm to desenvolvendo um cenário de campanha onde o mal venceu e esse tipo de reporte me incentiva a continuar .

    ResponderExcluir
  2. pessoal, sou de espirito santo do pinhal , e gostaria de saber o horario do evento e os valores da entrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Domingo 10/11 - Pavilhão do Vinho - Andradas , MG , 9 horas da manhã , entrada 1 kq de alimento não perecível.

      Excluir
  3. Quero participar no evento e jogar RPG....

    ResponderExcluir