O que rola na GenCon 2013: Mike Mearls explica

Como todos sabem, neste exato momento está a acontecendo a Gen Con 2013, o maior encontro de jogos do mundo. Neste contexto, aparece os RPGs, jogos de tabuleiro, card games, wargames, jogos de estratégia, live action e também possui espaço para jogos eletrônicos. Os participantes ainda se envolvem em uma grande variedade de torneios e sessões de jogos interativos. Este evento recebe em média 40 mil pessoas (isso mesmo, mais que a população da minha cidade aqui!), e teve sua primeira edição no ano de 1968.


Com isso, estava lendo essa semana a coluna do Mike Mearls no site da Wizards, no dia 12/08, e o foco principal foi o D&D Next e é claro, a vindoura GenCon. Então vamos ver um pouco do que ele falou e focar com um pouquinho de inveja dos americanos, só pra variar né. Segue:

A caminho da GenCon!

Esta semana, os membros da equipe de P&D estão se dirigindo para Indianápolis, estado de Indiana, para participarem da GenCon, a maior convenção de jogos de mesa na América do Norte. Nós temos novidades emocionantes saindo do forno:
  • Por algumas horas na quinta-feira à noite, o Indiana Roof Ballroom ser transformará na cidade de Portão de Baldur. Conheça os autores dos romances de Rompimento, veja alguns dos novos jogos digitais e confraternize com os membros da equipe de P&D. Você também poderá ajudar a resolver um assassinato misterioso, criado pelo pessoal da Lone Shark Games, com sede nas ruas de uma das mais famosas (ou seria infame?) cidades de Forgotten Realms.
  • O Forte da Vela precisa de heróis! As forças do mal se reuniram para sitiar a biblioteca fortificada. Bravos aventureiros serão necessários para avançar e despachar esta ameaça. Pegue dois bilhetes genéricos, entre na fila, e junte-se à batalha. O Cerco ao Forte da Vela é um evento aberta com duas horas de duração. Vamos disponibilizando novos lugares, assim que os grupos forem terminando suas aventuras.
  • Eu ia entrar em mais detalhes sobre evento Assassinato em Portão de Baldur, mas as entradas esgotaram-se! Podemos ter mais alguns ingressos disponíveis no local para o preview desta aventura a ser lançada, a primeira parte do épico arco da história de Rompimento. Não se preocupe se você não puder ir a GenCon. Lojas especializadas em todo o mundo participarão do evento de lançamento de Assassinato em Portão de Baldur no final de semana de lançamento nos dias 17 e 18 de agosto. O evento de lançamento e o evento na GenCon usam o mesmo material.
  • Também teremos painéis ao longo do fim de semana. Os painéis são sua chance de fazer perguntas aos nossos autores de Rompimento, membros de P&D, e perguntas aos nossos parceiros digitais sobre os nossos jogos. Compre seu livro autografado!
  • Também teremos sessões de autógrafos com os autores R.A. Salvatore, Ed Greenwood, Troy Denning, Erin M. Evans, e Richard Lee Byers durante todo o fim de semana em nossa área de jogo para D&D. Apareça para dizer olá!

Nossa área de jogos na GenCon deste ano está localizada no Pavilhão D. É o seu único destino para todas as coisas relacionadas a D&D no evento. Pegue seu exemplar reservado de Fantasmas do Castelo Lança do Dragão, compre uma camiseta de D&D, entre em uma sessão de D&D, conheça novos jogadores, participe de um jogo de Lordes de Águas Profundas, o que quiser! Se for D&D, você vai encontrá-lo lá.

Mas e os dados?

Claro, nenhuma menção sobre a GenCon estaria completa sem falar do conjunto bacana de dados que estamos oferecendo este ano. A promoção na convenção do ano passado correu muito bem – talvez bem demais a julgar pela vasta fila que ser formou em nosso evento. Este ano, nós tornamos o processo de ganhar um conjunto de dados muito fácil.
Se você jogar Cerco ao Forte da Vela ou Assassinato em Portão de Baldur, você ganha um conjunto completo de dados. Então, jogue um pouco de D&D e tenha uma lembrança legal da comemoração do início de Rompimento.

Um pouco sobre D&D Next

Após o último pacote do playtest , estamos quase terminando as classes, raças e outros elementos fundamentais do jogo. Ainda não mostramos nada de multiclasse, mas isso estará no próximo pacote.
Para multiclasse, estamos adotando um sistema similar à 3ª Edição. Algumas notícias serão antigas para os leitores de longa data, mas eu vou recapitular o que já mencionei antes e depois adicionar alguns elementos que são novos.
  • A fim de se tornar multiclasse, quando você ganhar um nível, você simplesmente receber um nível em uma nova classe de personagem.
  • A matemática para bônus de ataque, testes de resistência, e assim por diante aumenta conforme o seu nível geral de personagem, assim você não precisa se preocupar em arruinar acidentalmente seu personagem.
  • Se tornar multiclasse com classes de conjuradores de magia é um pouco semelhante. Seus níveis totais em classes que lançam magias determinam quantas magias que você pode lançar. Seus níveis nas classes individuais determinar quais magias você pode se preparar. Por exemplo, um personagem 3º nível de mago/ 3º nível de clérigo lança magias por dia como um personagem de 6º nível, mas deve preparar magias disponíveis para um mago de 3º nível ou a um clérigo de 3º nível. Felizmente, a nossa escala para magias garante que você ainda cause grande estrago com seus feitiços.
  • E se você combinar um guerreiro com um mago, ou uma classe conjuradora de magias com uma que não conjura? Se você quiser se aprofundar em tal combinação, estamos projetando um conjunto de subclasses que satisfaçam diretamente a conjuração de magias. O Cavaleiro Arcano é uma subclasse de guerreiro que suporta a combinação guerreiro/mago. A subclasse Guardião dá a um ranger/druida o gosto e o formato daquela classe de personagem.
  • Nossa abordagem para personagens de nível baixo elimina os abusos que você pode conseguir ao adquirir várias classes, espalhando características ao longo dos primeiros níveis.
  • Para coisas como proficiências em armas e armaduras, temos regras específicas para multiclasse a fim de garantir que você ganhe algumas novas proficiências, mas não todas elas. Você não pode pegar um nível de guerreiro para ganhar proficiência em todas as armas e armaduras.
Então, esta é uma visão básica de multiclasse. Você vai vê-la na íntegra em nosso próximo pacote de playtest .

Você pode ver o artigo original clicando aqui.
Abraço.