Sessão Pipoca: O Dragão e o Feiticeiro

Saudações camaradas e donzelas. A dica de filme desta semana é outro clássico de "sessão da tarde".
O Dragão e o Feiticeiro (Dragonslayer, EUA. 1981. 109 minutos. Aventura. Direção: Matthew Robbins), conta a história de uma terra chamada Urland, que está sendo aterrorizada por um antigo dragão de nome Vermithrax. Uma expedição liderada pelo soldado Valeriano chega a casa do feiticeiro Ulrich, o último de sua ordem. Eles explicam que seu rei, Casiodorus, está desesperado para apaziguar o dragão, e oferece uma virgem escolhida em uma loteria duas vezes ao ano. Ulrich decide ajudar, mas um soldado chamado Tyrian tenta intimidar o feiticeiro e o mata, para horror de seu aprendiz Galen. Ele crema o corpo de Ulrich e coloca suas cinzas em uma bolsa. Galen assume a função de seu mestre e carregando seu amuleto mágico parte para Urland.
Na viagem, descobre que Valeriano é uma mulher, que estava disfarçada para escapar da loteria. Os moradores pobres desconfiam que as filhas dos ricos são secretamente mantidas fora da loteria. 
Chegando a Urland, Galen inspeciona o covil do dragão e decide fechar sua entrada usando sua magia e o amuleto para desmoronar o penhasco rochoso e, aparentemente, consegue sepultar o monstro. A vila celebra e Valerian abandona seu disfarce. Mas Galen é levado a corte do rei, que teme que o aprendiz tenha apenas irritado o dragão. Ele é preso. A filha do rei, Elspeth, chega para zombar de Galen, mas fica chocada quando descobre que a loteria é uma fraude. Ela confronta o pai, que é incapaz de sustentar a mentira.
Nesse tempo, Vermithrax escapa de seu covil e ataca a aldeia. Galen consegue escapar mas não tem seu amuleto. Valerian e seu pai escondem Galen dos soldados. Ele ainda quer matar o dragão, mas tem que recuperar o amuleto. 
Quando a loteria retorna, Elspeth manipula o sorteio para que somente seu nome seja escolhido, em reparação à fraude. Seu pai fica chocado. Casiodorus então pede ajuda a Galen, que retoma o amuleto e encanta uma lança, feita pelo pai de Valerian, forte o suficiente para perfurar a pele dura do dragão. Ainda faz um escudo com as escamas da fera. 
Ele sai para matar o dragão e resgatar a princesa. Antes de partir é confrontado por Tyrian, mas desta vez Galen trespassa-o com sua lança. Subindo a montanha, ele adentra na caverna do monstro, um lago de fogo, mas descobre que a princesa já está morta e que o dragão possui filhotes. Ele os mata. Encontrando Vermithrax, ele consegue ferir o dragão mas sua lança é quebrada e só seu escudo o salva da incineração. O dragão descobre seus filhotes mortos e então voa para longe.
Galen tem uma visão de seu mestre, que diz que suas cinzas sejam espalhadas por "água ardente", descobrindo que o mestre havia planejado tudo isso. Ele então retorna a caverna e espalha as cinzas no lago, e seu mestre é ressucitado, e este lhe diz que na hora certa o amuleto deve ser destruído. Ulrich sobe a montanha e chama a atenção do dragão que o agarra e voa para longe. Galen esmaga o amuleto, fazendo seu mestre explodir e destruir o dragão.
A carcaça do monstro jaz no chão, enquanto o rei Casiodorus dirige-se a ela e finca uma espada tranqüilamente, reivindicando a glória para si. Galen e Valerian partem juntos de Urland, lamentando a perda de Ulrich e do amuleto.
Na minha opinião, um dos melhores filmes sobre dragão já produzidos com cenas memoráveis, vistas apenas nas nossas mesas de RPG. Vale a pena ver.


Imagens retiradas da Internet.
______________________________________________________
Loco Motive: apesar do pessimismo extremo (o mundo vai acabar em 2015!), mestra campanhas desde 1992. Depois de passar por vários sistemas, entre eles World of Darkness, GURPS, Tagmar, Arkanun (o primeiro), Castelo Falkenstein, Desafio dos Bandeirantes e sistemas próprios, não separa-se do maior de todos e independente da edição: o Dungeons & Dragons. Mas seu queridinho continua sendo o AD&D.

3 comentários:

  1. Cara, tô atrás desse filme faz um tempão. Alguma dica de onde eu consigo encontrá-lo, seja de graça ou pra comprar?

    ResponderExcluir
  2. Quando eu estava pesquisando essas imagens ai no Google, apareceu um monte de lugar pra baixar. Procure pelo nome em inglês que você acha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. esse filme é legal. tem um filme muito trash do david carradine, nao lembro bem qual, mas q é da tematica "guerreiro vs feiticeiro"

    ResponderExcluir