Tal estrutura é hoje usada em praticamente todas as midias de grande sucesso, ate mesmo o atualmente famoso G. R.R. Martin, se utiliza do seu passado de roteirista e da sua experiência em Hollywood para por esta estrutura em seus livros e como leitor da obra confesso que deu muito certo.
O que vou falar aqui não é nenhuma novidade, ja foi abordado pelo conhecido Tio Nitro aqui, ou mesmo em inglês aqui! Porem, tentarei dar uma maior ênfase aos estágios no decorrer dos posts, e em como esta “formula” pode ser usada para qualquer sistema, cenário ou jogo, do terror a comédia.
Bem vamos ao que interessa, todo filme ou seriado utiliza não só uma boa historia, mas tambem um roteiro que vai fazer com que, quem assista entenda e goste do filme, uma historia boa não garante um filme bom, para o RPG isto é exatamente a mesma coisa, uma ideia muito foda, não garante que seus jogadores apreciem se voce não encontrar a melhor forma de atrai-los e deixa-los sentados na beira da cadeira.
Portanto, para resolvermos esta questão trabalharemos como Hollywood, que basicamente trabalha com um roteiro dividido em três atos e cada ato terminando com uma reviravolta, mostrarei os atos e como eles são basicamente divididos:
- Primeiro Ato
- Preparar para a Ação
- Nova Situação
- Segundo Ato
- Progresso
- Complicação
- Terceiro Ato
- Esforço Final (Climax)
- Conseqüências
Nos próximos posts descreverei cada divisão, o tempo com o qual a estrutura melhor funcionou para mim e tentarei por exemplos vividos na mesa para aqueles que se interessarem.
-------------------
So say we all