Heil hell!!!
O véio mestre do lado negro está de volta pra mostrar um RPG de ficção científica mais negro ainda: Cyberpunk 2020.
Lançado por volta de 1996 pela Devir, o cenário é um futuro sombrio, lá por volta de 2020, dãaa. Nesta ambientação, corporações diabólicas, gangues cibernéticas assassinas e monstruosidades tecnológicas se encontram tentando não apenas vencer, mas sim sobreviver.
Pra começar, você tem a opção de escolha de nove arquétipos para seu personagem:
- Roqueiros: heróis rebeldes.
- Solo: soldados cibernéticos.
- Netrunners: hackers cibernéticos.
- Técnicos: mecânicos e doutores renegados.
- Mídias: repórteres atrás da verdade.
- Policiais: o homem da lei.
- Executivos: homens de negócios.
- Atravessadores: negociantes das ruas.
- Nômades: guerreiros das estradas.
Os atributos de personagens são: Inteligência, Reflexo, TEC (Habilidade Técnica), Autocontrole, Atratividade, Sorte, MOV (Capacidade de Movimento), TCO (Tipo Corporal) e Empatia. Na criação, há um caminho a ser seguido chamado fluxo da vida, que mostrará como ele se relaciona no mundo cyberpunk.
Outra atratividade no jogo são os equipamentos disponíveis que não deixam a desejar a nenhum GURPS da vida. As opções vão desde videojaquetas até coletes à prova de tiro de canhão! Mas o que mais chama atenção são os implantes cibernéticos. Há mais de 120 tipos de implantes que melhoram o corpo em tudo, desde uma ciberperna pra pular de um prédio sem se machucar até melhorias genéticas capazes de lhe transformar num super-humano. Mas cuidado, pois o vício em implantes poder trazer surpresas desagradáveis ao usuário.
O sistema de jogo usa dados de 6 e 10 faces. É fácil, dinâmico e realista o suficiente pra tornar o jogo o mais eficiente e o roleplay mais real. Com esta simplicidade, o sistema de combate, chamado Tiroteios de Sexta a Noite, torna as cenas de ação como uma das melhores já produzidas para jogos de RPG. E ainda, pra época em que foi escrito, o conceito de Internet deste jogo não estava muito diferente do que vemos hoje em dia, pois dependemos quase que totalmente da rede pra fazermos de tudo hoje em dia.
Outra atratividade no jogo são os equipamentos disponíveis que não deixam a desejar a nenhum GURPS da vida. As opções vão desde videojaquetas até coletes à prova de tiro de canhão! Mas o que mais chama atenção são os implantes cibernéticos. Há mais de 120 tipos de implantes que melhoram o corpo em tudo, desde uma ciberperna pra pular de um prédio sem se machucar até melhorias genéticas capazes de lhe transformar num super-humano. Mas cuidado, pois o vício em implantes poder trazer surpresas desagradáveis ao usuário.
O sistema de jogo usa dados de 6 e 10 faces. É fácil, dinâmico e realista o suficiente pra tornar o jogo o mais eficiente e o roleplay mais real. Com esta simplicidade, o sistema de combate, chamado Tiroteios de Sexta a Noite, torna as cenas de ação como uma das melhores já produzidas para jogos de RPG. E ainda, pra época em que foi escrito, o conceito de Internet deste jogo não estava muito diferente do que vemos hoje em dia, pois dependemos quase que totalmente da rede pra fazermos de tudo hoje em dia.
Bom, é isso netrunners. Fazia tempo que queria falar sobre este clássico e fica aqui a dica pra quem quiser experimentar. É um ótimo jogo.
Imagens retiradas da Internet.