O que é RPG?

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de papéis"), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar. 




Os RPGs são tipicamente colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no entanto, limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.




O RPG é um jogo pouco convencional quando comparamos aos jogos babituais. Em um teatro, os atores recebem seu script, o conjunto de sua ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber e fazer. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras onde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus adversários - cada partida é única, já que é impossível prever seus movimentos durante o jogo. 




No RPG, esses dois universos se unem. Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não fazer. A esse conjunto de regras dá-se o nome de sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e devem ser interpretados assim como fazem os atores. Diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pleo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão. 




Um grupo de RPG pode ter de 4 a 6 integrantes, às vezes até mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha essa média. No RPG existem dois tipos básicos de jogadores muito bem definidos: o primeiro é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador", do inglês "player". Esse jogador é quem cria um personagem específico, seguindo as regras do sistema escolhido por seu grupo, e controlará esse mesmo personagem pelas aventuras do jogo. 




Em alguns jogos de interpretação, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora incomum. O segundo tipo de jogador é o Narrador, Mestre ou GM (Game Master). Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura - que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma atuação assemelhada àquela do ator de teatro, o narrador seria o diretor e roteirista, aquele que define o cenário, figurantes ambientes e tudo o mais. 




Por isso mesmo, o narrador é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, seguindo o sistema escolhido que irá ajudá-lo com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo e evita arbitrariedades. 




Cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo uma continuidade dos eventos torna-se uma campanha. Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras pré-estabelecidas, que o mestre/narrador determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de experiência (XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando-lhe mais vantagens e habilidades. É por isto que os mesmo personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão deste é evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero. Existem muitos tipos diferentes de RPGs e cada um possui suas próprias regras de progressão. 


Fonte: Wikipedia