Caverna do Dragão - Parte 1

Heil hell!!!

Cá estou novamente e deixei os filmes de lado pra falar sobre um desenho animado que animou nossa infância por muito tempo. Trata-se de Dungeons & Dragons ou, Caverna do Dragão aqui no Brasil.


Caverna do Dragão foi um desenho criado em 1983 nos EUA baseado no RPG de mesmo nome que fazia muito sucesso na época. A Rede Globo exibiu por muito tempo o desenho e o sucesso se repetiu assim como aconteceu nos EUA. Inexplicavelmente, a série teve somente três temporadas com um total de 27 episódios, e acabou sendo abandonada sem um desfecho ou continuação.
Pena, pois sem esse desenho, acho que muita gente não estaria jogando RPG hoje em dia.
A história mostra um típico grupo de adolescentes americanos da década de 1980 em um parque de diversões. Eles embarcam em uma montanha russa de nome Dungeons & Dragons e durante o passeio, um portal se abre e arremessa o carrinho onde eles estavam para um outro mundo, no qual eles aparecem trajando outras roupas e logo em seguida conhecem um ser chamado Mestre dos Magos(no original, Dungeon Master), que lhes entrega armas mágicas superpoderosas. A partir daí, os jovens passam por uma série de aventuras para tentar voltar pra casa, conhecendo muitos outros personagens e fazendo muitos inimigos, entre eles o principal e mais poderoso, Vingador. Ele é um mago/morto-vivo/vampiro maléfico que tenta a todo custo tomar as armas mágicas dos garotos com a intenção de destruir o Mestre dos Magos e conquistar o reino.

Este "reino" em que se encontram não possuí um nome específico, mas apresenta características de muitos outros cenários de D&D que figuravam na época, como Greyhawk, Forgotten Realms e Mystara. Mas as maiores referências, tanto de lugares como de nomes de personagens, nos levam a crer que a história poderia ter se passado em Oerth, o mundo de Greyhawk.
A quem diga que o cenário da 4ª Edição se parece muito com o mundo do desenho, e na minha opinião também acho.
O mundo se organiza em pequenas cidades espalhadas, castelos murados e uma extensa gama de aglomerações urbanas, todas cientes e temerosas da presença do Vingador. Existem quatro sóis no Reino e pelo menos três luas, e o restante do cenário é preenchido por um grande bioma, que vai de desertos a florestas e outros locais mágicos.
As raças aparecem de forma diferente, onde anões e gnomos geralmente estão escravizados ou sucumbidos à vontade do Vingador e os elfos aparecem uma única vez. Os dragões estão praticamente extintos, e eles dirigiam-se ao Cemitério dos Dragões para morrerem. Há ainda os unicórnios e muitas outras criaturas retiradas do Livro dos Monstros.
Durante a série também são encontradas muitas outras pessoas da terra, de épocas diferentes. Ao que parece o tempo transcorre de forma estranha.
Uma das partes mais interessantes da série trata-se das armas mágicas, chamadas de Armas de Poder. Muito mistério e incerteza envolvem os itens. Vemos que em alguns lugares seus poderes são ampliados, como no Cemitério dos Dragões, mas em outras ocasiões sua energia fica exaurida, tendo que ser recarregada em locais como o Salão dos Ossos. Por esses e outros motivos o Vingador tenta a qualquer custo tomá-las dos heróis, pois qualquer um que as detiver em conjunto tem poder para conquistar o mundo.
As principais delas são:
  • o arco energético de Hank
  • o tacape destruidor de Bob
  • o bastão mágico de Diana
  • o manto da invisibilidade de Sheila
  • o escudo de força de Erik
  • o chapéu mágico de Presto
Além dessas, outras armas de poder podem ser vistas na série:
  • a espada congelante do Duque Guerreiro
  • a espada energética de Derkion
  • o martelo de ouro do paladino Coração Forte
  • o elmo alado de Coração Forte
  • a cimitarra sonora do Rei Rahmud

Assista ao trailler da abertura, pois a Rede Bobo costumava cortar essa parte de todos os desenhos e tem muita gente que até hoje não conhece: http://www.youtube.com/watch?v=Seih4VAd2ck&feature=player_embedded
Bom, por enquanto chega, na próxima parte vou mostrar os personagens, coadjuvantes e vilões. Até breve.