Trilhas Sonoras: Tuatha de Danann

Ai galera de todos os reinos, venho neste primeiro post falar sobre o trabalho de alguns amigos de trovas: o Tuatha de Danann. Tenho certeza que eles são ouvidos em muitas mesas de RPG por aí, devido à qualidade musical apresentada por seus integrantes e pela sonoridade de suas canções que continuam embalando muitas campanhas . Quem ainda não ouviu tá perdendo, hein!!!
Formado em 1995, inicialmente denominada Pendragon, o Tuatha de Danann é uma banda brasileira de folk metal, fundada pelo ex-vocalista Bruno Maia. É uma das pioneiras do gênero no Brasil. Em 1996, lançou sob este nome a fita demo The Last Pendragon. Na época sua sonoridade era mais voltada para o doom metal, embora já se avistasse as influências celtas e logo se destacou dentre as demais bandas do cenário nacional, rendendo críticas positivas na mídia especializada. Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representa a temática proposta. O nome vem da mitologia celta e significa "o povo da deusa Danu", seres encantados que teriam habitado a Irlanda e dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia.
Mais tarde, gravaram o CD demo Tuatha de Danann, com oito faixas (sendo quatro delas bônus). Com o sucesso crescente, vieram os álbuns Tingalaratingadun (2001), The Delirium has Just Began (2002) e Trova di Danú (2004), o trabalho mais recente do grupo. Em 2005, durante a primeira turnê internacional da banda, fizeram uma apresentação no mundialmente famoso festival Wacken Open Air, realizado na Alemanha, que culminou com o relançamento do álbum Trova di Danú na Europa. Posteriormente o vocalista Bruno Maia criou, paralelamente, o projeto solo Braia, que conta com a participação de integrantes do Tuatha de Danann e outros convidados.
Em 2008, com participação especial de vários músicos, a banda realizou uma apresentação acústica para gravação de um DVD. Lançado no final de 2009, o DVD Tuatha de Danann Acoustic Live conta com versões de músicas inclusive do primeiro CD demo.
No final de 2010, no site oficial do Braia, o vocalista Bruno Maia postou um comunicado aos fãs e à imprensa declarando sua saída oficial do Tuatha de Danann. Bruno afirmou que não sentia mais a magia que sentiu ao formar a banda e já não conseguia mais se dedicar inteiramente a ela, o que seria injusto com os outros membros que ainda permanecem entusiasmados com a banda. Alguns nomes saíram na mídia em relação a um substituto, mas até o momento nada foi confirmado pela banda.
Bom espero que eles encontrem alguém à altura de substituir o cara e por coincidência, estou desempregado, talvez poderia exercitar meus dotes vocálicos numa banda também!!
- Discografia
Tuatha de Danann (Demo 1999)
Tingaralatingadun (2001)
The Delirium has Just Began (2002)
Trova di Danú (2004)
- DVD
Tuatha de Danann Acoustic Live (2009)


Imagens retiradas da internet.