A guerra na comunidade Rpgística

Saudações camaradas. Em pleno sabadão, estou curtindo uma leve ressaca e lendo meus feeds como de costume. Mas uma coisa chamou-me a atenção. Está ocorrendo uma guerra na nossa comunidade. A guerra entre a velha guarda e a nova geração. A old school e a new school. As discussões estão cada vez mais acirradas, deixando Muammar Kadaffi com inveja desta revolução. Passei por diversos blogs acompanhando os posts do dia e em 8 a cada dez levava o mesmo tema: jogar RPG como antigamente ou deixar-se levar pela nova onda de jogos mais voltados pra regras e combos?
Naveguei por vários deles, entre eles Hayashi no Ie, Montante Mágica, Pensotopia, Cavaleiros das Noites Insones, Vorpal e O Clérigo, onde o tema girava em torno da mesma questão. Todos defendendo seu ponto de vista, lógico. Neste ponto, pergunto a mim mesmo onde vamos parar nesta nova onda de incertezas sobre nosso hobbie. Como já disse a todos, a premissa deste blog é simples: a nova geração de moleques não gosta de sentar com um lápis numa mão e uma folha de papel na outra. O legal é aquele novo jogo pra XBox ou Playstation. Tudo bem que ainda há os MMOs e os Taulukkos da vida, mas sabemos que não é a mesma coisa que se reunir com os amigos e desfrutar de algumas horas em volta de uma mesa e arremessar uns certos dados poliédricos. 
Estamos fadados a gostar de um jogo que ninguém mais se interessa, a não ser nós mesmos.
Essa é a fatídica realidade.
E agora nosso hobbie divide-se mais ainda em duas facções que sustentam suas próprias opiniões. Cá entre nós: eu adoro AD&D. Morreria por ele. Gostei também da 4ª Edição. Sua mecânica é impressionante, pois funciona muito bem. Gosto de Vampiro: A Máscara. E adorei o Novo Mundo das Trevas, pois se parece muito com a série Supernatural. GURPS é gurps, e também tem suas qualidades. E também gosto de jogar War, Detetive, Banco Imobiliário e dominó.
Concluindo, cada um joga o que gosta. Acho que não devemos criticar aquele bando de moleques jogando aquela m#rd@ de Tormenta ou um mangánime ruindimais qualquer. Independente disso, eles são a nova geração, a última que nos resta. 
Sou da velha guarda e tenho minhas preferências, mas digo uma coisa: se a 4ª Edição ou outra coisa moderna lhe agrada, apenas jogue. E jogue muito. Jogue com prazer. E faça amigos, não concorrentes.