A História do RPG

Existe uma lenda sobre o surgimento do primeiro RPG do mundo, o Dungeons&Dragons. Dizem as lendas que três amigos se reuníam nos fins de semana para se distrair um pouco com seu hobby favorito, os jogos de estratégia ( ou wargames, para quem preferir). Além de jogar, eles discutiam regras, conversavam sobre os lançamentos, criavam os seus próprios sistemas, etc. Em um belo dia, um deles montou uma enorme maquete de castelo, do tamanho de uma mesa de ping-pong, perfeita em todos os detalhes. O orgulhoso aspirante de arquiteto desafiou os dois amigos para um jogo de estratégia medieval, em que eles comandariam exércitos na tentativa de invadir o impenetrável castelo.

A batalha de miniaturas se estendeu por horas, e nenhum dos invasores conseguiu derrotar as defesas do castelo. Os dois exércitos eram equilibrados, mas o jogador que defendia o castelo era um brilhante estrategista, o que tornava a pretensa invasão quase impossível! Quando o "dono do castelo" estava prestes a decretar sua vitória, um dos dois amigos não quis aceitar a derrota e disse: "Meus exércitos não conseguiram derrotar suas defesas mas um dos meus guerreiros encontrou uma caverna que leva até seu interior! Assim eu consigo invadir o castelo!"

Diante disso, o jogador que comandava o castelo pensou bem e falou: "Então na próxima semana, vamos fazer a jornada desse seu guerreiro através dos túneis!". Os dois amigos olharam assustados para o terceiro. Assustados e curiosos, pois seria novidade para eles um jogo de estratégia em que se controlava apenas um guerreiro, em vez de unidades com 10 ou mais deles.

Na semana seguinte, os invasores voltaram para ver o que havia sido preparado. O "arquiteto" trouxe a maquete da caverna e começou o jogo. Ele havia construído um sistema de túneis que se ligava com as masmorras do castelo ("dungeon", em inglês), contendo criaturas que não eram muito amigáveis... Depois da partida (na qual o guerreiro não conseguiu chegar ao castelo), os três amigos resolveram jogar mais vezes este tipo de jogo em que apenas um herói, com habilidades especiais, tenta sobreviver na "dungeon". Com algumas sugestões e certos ajustes, outros elementos foram acrescentados; mais personagens podiam participar, alguns como magos ao invés de guerreiros; novos monstros foram criados (entre eles o mais terrível de todos: o dragão!) e assim surgiu o nosso bom e velho D&D!

De acordo com a lenda, o "arquiteto" e o guerreiro solitário eram Gary Gygax e Dave Arneson. Se essa história é verdadeira, baseada em fatos reais, ninguém sabe. Mas preferimos acreditar que sim, pois concluímos que jogadores criativos e persistentes, assim como mestres versáteis e inventivos, já existiam antes do próprio RPG!