FUNZINE: Curtição em Revista



Novidades no horizonte ,  o “ Funzine: Curtição em Revista”, que surgiu no longínquo ano de 2006 nas terras do Caracol está de volta e vai ser relançado no dia 18/07/12 com comemoração no bar RoxPub e show da banda VonDogs, em Andradas .


Naquele ano o Fanzine teve três edições que circularam pela cidade por ao menos 6 meses, divulgando um conteúdo de alcance jovem e adulto, enfatizando expressão cultural e música, editado por Ricardo Rezende e um grupo de colaboradores.  Justamente por isso saudamos com entusiasmo a volta deste importante espaço de divulgação e produção cultural.

Serão edições periódicas mensais com tiragem de 2.000 exemplares que vão ser distribuídos gratuitamente por toda a cidade. O conteúdo das publicações é sempre pautado em questões culturais, artísticas e sociais do interesse na comunidade. Elegendo esta data com festividade, visto a importância do retorno desse importante canal de comunicação jovem.

A nova edição traz uma matéria sobre a banda VonDogs , um texto sobre RPG do Renato Castellani, colaborador  do blog Sociedadedos RPGistas Mortos e uma arte do nosso taverneiro da Taverna do Bardoo,  Willian Rezende . 



Aproveitando o ensejo para esclarecer o significado do termo, Fanzine é a contração das palavras inglesas fanatic e magazine; em português, magazine (ou revista) do fã. O fanzine é uma publicação amadora, em geral de pequena tiragem impressa em fotocópia ou impressão a laser. É editado e produzido por indivíduos, grupos ou fãs-clubes de determinada arte, podendo estender-se a personagens, personalidades, passatempos ou gênero de expressão artística, para um público dirigido.

A principal característica do fanzine é ser uma publicação reflexiva, crítica, analítica. No entanto, há quem considere fanzine qualquer publicação independente, que circule fora do mercado editorial. Para a difusão e venda, o fanzine pode ser encontrado em livrarias ou bancas especializadas, ou ainda circular pela via postal.

Como gênero de publicação, o fanzine diferencia-se da revista independente e do boletim. A revista veicula a produção artística, sem se deter em análises de conteúdo ou priorizar matérias textuais. O boletim é o veículo de grupos políticos, de entidades de classe, empresas, associações ou quaisquer organizações não governamentais (ONG).