Forgotten Books: Peste Negra


Boa tarde galera, fim de semana tai e trago um assunto para os nerds da antiga. Venho hoje falar de um RPG dos velhos tempos e que hoje em dia tornou-se raro mesmo! Vamos entrar no mundo intrigante dos boardgames um estilo diversificado de jogo.


Boardgames de conquista de territórios normalmente tem uma temática de guerra em que o exército mais poderoso vence, ou pela supremacia, ou pela conquista de muitos territórios. Muito semelhante aos jogos WAR e WAR – Império romano. Mas imagine se ao invés de exércitos, os jogadores fossem doenças, e se ao invés de tomar territórios o objetivo fosse acumular milhões de mortos? Bom, se o cenário fosse esse, estariamos falando de Peste Negra.


Peste Negra é um boardgame ambientado na Europa de 1348, em plena idade das trevas, uma época em que as grandes infecções e pestes estavam migrando da Ásia para a tão pomposa Europa – e suas cidades repletas de humanos. As cidades não estão preparadas para a tão terrível infestação, e é ai que as doenças dos jogadores entram em ação.
Com uma mecânica bem simples de dois atributos: Virulência, que é a capacidade da sua doença se espalhar e Mortalidade que é a capacidade de sua doença somar milhões de mortos. Você tem seis pontos para dividir entre esses dois atributos, sendo ambos vitais para a vitória no jogo. O jogo possui um tabuleiro bem simples e uma rodada é dividida em turnos de movimentação e matança.


Em seu turno de movimentação, você pode mover sua doença para uma nova cidade e tentar infectá-la ou mover uma das peças do oponente de forma a tirá-la do mapa. Ao final do turno, o jogador rola um dado e consulta a Tabela de Resultado de Mortalidade, para verificar a quantidade de corpos que ele consegue, porém, para conquistar esses mortos é necessário remover a fração indicada na tabela de peças da sua doença do mapa, com isso, quanto mais você mata, menos cidades infectadas pela sua doença restam no mapa.

Peste Negra é um jogo simples, rápido, barato e acima de tudo muito divertido. Juntando alguns bons amigos em volta da mesa, as partidas mesmo que demoradas podem render muitas risadas e tornar qualquer noite chata numa ótima noite para ser a doença mais terrível da idade das trevas, sem falar que criar sua doença, descrever os sintomas e dar um nome todo especial é uma parte essencial e – sem dúvidas – uma das que rende mais risadas. Ótima pedida pra quem gosta de jogos nesse estilo, mas pena que já está esgotado a algum tempo, sendo raro até mesmo em sebos, até mesmo no grandes eventos e livrarias. Um jogo indispensável pra qualquer colecionador.