Guilda dos Armoreiros: arte medieval em pleno Século XXI

Saudações camaradas e donzelas!
Depois de uma boa dica do Chiodeto, entrei em um interessante site sobre armaduras. Bom, se fosse apenas armaduras. A Guida dos Armoreiros fabrica suas próprias armaduras, armas, roupas e equipamentos dos mais variados tipos com a temática medieval. É impressionante o detalhismo e a perfeição das peças. 



Os caras simplesmente tem uma forja dentro de casa, e além disso aceitam aprendizes para aprender este antigo e fantástico ofício. Lembrei até de um clipe do Red Fang onde os caras faziam umas armaduras com latas de cerveja. 
Veja um pouco do trabalho e do histórico da guilda, e se quiser saber mais visitem o site neste link ou entrem em contato: Guilda dos Armoreiros - contato@guildadosarmoreiros.com.br - +55 (11) 6332-6834 (Tarcisio) - São Paulo / SP - Brasil. 


A aventura começa em 1998 quando Sergio, Iraê, Roberto e Romulo começam a formar um novo segmento da SCA no Brasil, uma sociedade para vivenciar práticas medievais tais como culinária, música, torneios, etc. Embora recebessem suporte por email e através de livros, realizar esta tarefa se mostrou um enorme desafio, a começar pela questão do dinheiro, sempre ele. Para arrecadar fundos enquanto desenvolviam atividades medievais, resolveram tentar fazer armaduras de malha usando de base o material da sociedade. Acontece que a sociedade no Brasil acabou não se desenvolvendo e o distrito de Silvarium se transformou num grupo de entusiasta que fazia suas pesquisas e atividades de forma livre. Entretanto, Sergio, Iraê e Roberto descobriram nas armaduras - aquilo que começou como uma brincadeira - uma grande paixão. Já em 1999 estabeleceriam as bases da Guilda, cunhando seu nome e brasão. Em 2000 já haviam feito uma coleção de peças de malha e começavam a realizar os primeiros testes em couro e placas, enquanto investiam pesado em ferramentas e maquinário. 


Durante os cinco anos seguintes a Guilda se desenvolveu bastante, mas sempre como um hobbie, uma paixão. Os trabalhos eram tocados nas horas livres, disputanto espaço com emprego, estudo, esportes, etc. Alguns membros se separaram outros vieram e, apesar das dificuldades, tudo era muito divertido e sempre compensava no final. Até que em 2005 o grupo passou por um momento crítico: as atribulações da vida eram tão grandes que manter um hobbie trabalhoso como este se tornou insustentável - ou abriam mão da Guilda, ou abriam mão de seus empregos. Apesar do absurdo, arriscaram a segunda opção e passaram a levar a pesquisa e reprodução de armaduras como sustento. Não é preciso mencionar as dificuldades em se ganhar dinheiro com isso no Brasil, mas felizmente os trabalhos e projetos foram aparecendo e o grupo continua vivo e se desenvolvendo. 


Vale a pena conferir. 
Vejos vocês em Ur!

As imagens aqui apresentadas são propriedade da Guilda dos Armoreiros e usadas apenas como fator ilustrativo.http://www.armaduras.com.br/index.php