Tagmar News: Projeto Tagmar 2 completa 7 anos


A 7 anos a trás o mercado de RPG caminhava numa direção exótica na qual um RPG dava a impressão que iria se tornar o único RPG do mercado. No auge do sucesso do D&D 3.5 um grupo de fãs se reuniu para começar, de forma muito tímida, uma renovação do pioneiro RPG brasileiro... nascia no dia 9/9/2004 o Projeto Tagmar 2. A iniciativa era pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o Tagmar ao publico brasileiro. 


Durante um ano de trabalho, a equipe cresceu, e os trabalhos avançaram rapidamente, e em apenas 1 um ano produziu-se uma atualização massiva do sistema, onde dezenas de problemas foram atacados e resolvidos. 



O projeto começava a ganhar corpo, passou a enfrentar o seu segundo desafio... Poderíamos produzir coisas originais e com qualidade? Até então o projeto tinha se concentrado em revisar/atualizar o antigo material do Tagmar. Em 2006 finalmente foi lançado o primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos. 



O projeto ganhou confiança, e de 2006 a 2007 a produtividade aumenta... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Tagmar-Daemon, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2



O ano de 2007 termina e no ano seguinte pela primeira vez o Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas idéias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados entre 2007 e 2009... Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventuras "A Vingança" e “O Torneio”, Livro dos Objetos Mágicos, Terras Selvagens (o 2ª grande livro de Ambientação). O ano de 2010 inicia e é lançado o Escudo do Mestre, o Livro de Regras Opcionais e o Tagmar 2.3.


E um fato chama a atenção... mesmo depois de 7 anos, a atividade no projeto não para e os números são bem impressionantes. Hoje o projeto disponibiliza quase 30 títulos, com uma média mensal de 1500 downloads; conta ativamente mais de 70 pessoas e nos últimos 12 meses produziu e lançou:


- O Império 

- Livro de Criaturas 2.3 
- Kit Iniciante
- Guia de Magias para Principiantes 2.3
- Livro de Magias 2.3
- Guia de Regras Resumidas - Versão 2.3



Além destes lançamentos, o projeto Tagmar 2 embarcou em 2010 no mundo digital com a entrada da TagmarPedia. Esta fermenta online disponibiliza diretamente no formato wiki o material oficial do Tagmar e também passa servir de espaço para material extraoficial. Está é a grande novidade deste ano de 2011, na qual fãs começaram a produzir material. Hoje já são 288 verbetes extraoficias. 

Outro destaque digital é o Criaturas Online que permite a criação e compartilhamento de criaturas feitas pelos próprios mestre e jogadores. E agora?” Fizemos esta mesma pergunta a um ano atrás... “Para onde vamos?O caminho iniciado no ano passado será expandido e o Tagmar 2 cada vez mais estará presente no mundo online. Estão previstos para serem disponibilizados:Gerador de Ficha (gerar e armazenar as fichas online)Sistema de Jogo Online (semelhante o IRPG) MapaPedia (uma navegador interativo conectando o mapa do Tagmar ao conteúdo da TagmarPedia)Muitas pessoas perguntam... Como tudo isso é possível? A resposta é bem simples... Tudo isto que aconteceu nestes 7 anos só foi possível por que o Projeto Tagmar 2 é movido pela força do trabalho coletivo!Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos então de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. Há espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos, romances; desenhistas e ilustradores; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas. Come fazer isto? Visite a nossa Página de Inscrição.Gostaríamos de aproveitar para agradecer a todos os colaboradores e as inúmeras pessoas que nos tem apoiado, pois tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível disposição dos colaboradores. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário