Primeiras idéias divulgadas: Nephalin - A Falange dos Esquecidos

Nephalin - A Falange dos Esquecidos

Projeto para um cenário Gótico Contemporâneo brasileiro

Após a idealização de um antigo projeto ganhar formas, o grupo Espírito Livre /RPG, formado por jogadores de Belém/PA, apresenta aqui as primeiras idéias a serem compartilhadas na rede RPGística sobre Nephalin – A Falange dos Esquecidos - cenário de produção nossa que vem envolvendo a imaginação e muita empolgação por parte dos membros.
Este cenário Gótico Contemporâneo tem como centro nervoso o Litígio, a guerra velada que se segue na Sociedade Nephalica – A Sociedade dos Esclarecidos – entre diversos lados de um complexo tabuleiro. A Quiméria, sociedade comum da raça Humana, fica a par dos verdadeiros acontecimentos que decidem os rumos da mesma, enquanto diferentes raças e organizações se digladiam e competem pela Fé Humana, o poder que decidirá os rumos da Guerra Final, prevista para os dias da Revelação.
Assim, longe da tutela de Anjos ou Demônios, hoje verdadeiros mitos no mundo, há aqueles que se agarram a Fé no Senhor da Criação para se auto proclamarem representantes do mesmo no mundo material, enquanto defendendo o poder do Inferno diferentes visões competem até mesmo entre si ao cargo de chefes do Inferno na Terra. Existem ainda aqueles que preferem as religiões, seitas, e o que mais se ligar a coisas não terrenas, enterradas a seus pés, enquanto outros atuam por posições abertamente individuais.
Logo estaremos publicando aqui e por ai mais informações do cenário, e também sobre narrativas e sistemas, a partir dos play teste com sistema próprio que estamos montando em Belém/Pará

Extra: Porque Gótico Contemporâneo?

A luta da certeza contra a incerteza

Apesar das diferentes possibilidades de estilo de jogo, Nephalin - A Falange dos Esquecidos – tem como foco o que moralmente é mais caro aos homens e mulheres da sociedade atual: A Fé, a crença em algo maior ou a luta por manter-se acreditando em algo relevante e provar que aquilo seja o correto ou o mais apto à vitória.
Difícil é manter a estabilidade moral e espiritual quando vivemos em um mundo de sentimentos que vão da violência exacerbada à paixões enlouquecedoras, de lutas encarniçadas por migalhas à delírios incessantes por razão. Tudo é obscuro e profundo, mas poucos são os que conseguem enxergar isso, e a incerteza do que será o futuro paira sobre a cabeça de cada um dos sobreviventes.
É sobre esses paradoxos e dilemas que todos os habitantes da Sociedade Nephalica, a Sociedade dos Esclarecidos, levam suas vidas de tormento, buscando se apegar o máximo a suas crenças como justificativa de suas existências, mesmo com aquele sentimento íntimo de incerteza da vitória. Se a humanidade quer enxergar um mundo que não existe, os Esclarecidos tem a certeza do caos que o sustenta, e cada raça, Línea ou Organização lida com ele da forma que pensa ser mais eficiente e efetiva para chegarem ao final na frente de seus inimigos.
Assim, sejam Celestium que buscam ser os redentores do mundo, sejam Infernum que vêem a dominação dele como resolução legítima, ou os Neutrum que não confiam em Céu ou Inferno, no fim das contas todos estão em permanente teste de suas determinações para seus objetivos contra a descrença na possibilidade de serem engolidos pelas sombras que espreitam em cada esquina.

Representações no cenário

Apesar de todos os Esclarecidos compartilharem o tema da luta fé x descrença, existem diferentes formas de encontrarmos os temas do gótico contemporâneo em Nephalin – A Falange dos Esquecidos.
Os Nephalin representam a força que resiste à manutenção de uma opressora verdade incontestável que busca se manter como lei e ordem, mesmo com formas duvidosas, esta última representada pelos Diluvian Tradicionalistas. A contestação é um dos elementos de origem, na década de 70, do movimento Punk, fundador da cultura gótica contemporânea nas ruas de Londres. 
Os Ninrodian Nômades representam o Neo-gótico contrário ao caos do mundo moderno, vistos pela Corte Ninrodian como párias, se vêm em um mundo em que tudo é uma aposta com suas vidas; possuem poucos aliados como refúgio, condição essa também compartilhada nas outras raças, que se vêem em um outro patamar de sociedade e com poucos a dividir o fardo que carregam. Já a corte Ninrodian pode ser definida como aquela contestação a tudo e a todos que tende a cair em uma outra situação de opressão maior ainda, como os movimentos Nazi-facistas ou os regimes capitalistas antidemocráticos.
Entre os Humanos vemos o medo e a desesperança crescerem a cada dia, e o apego a uma religião se torna um dos poucos caminhos seguros, quando não é deixado para trás pelas drogas e vícios diversos.
Por fim, sobrevivência, conspirações e medo acumulam em si a essência desse cenário baseado no mundo atual e na força das religiões e da fé, ou da negação das mesmas. 

Publicado e criado por: http://espiritolivrerpg.blogspot.com/