GURPS - 4ºedição


Bom dia aventureiros, dragões e criaturas horripilantes que se escondem nas sombras, aqui o louco bardo inspiradíssimo, de volta a esta humilde casa para atualizar e discutir novidades RPGísticas. Como não poderia deixar de ser venho falar desse RPG clássico que já está na sua 4º edição e coleciona seguidores das eras também clássicas do RPG brasileiro.

O GURPS foi sempre um jogo muito polêmico, em suas edições anteriores tinha um visual um pouco precário, com ilustrações pouco chamativas, o sistema de jogo foi sempre criticado por apresentar um sistema muito complexo, tendendo muito para o realismo que muitas vezes desagradava os jogadores. Mesmo assim o jogo atravessou décadas no mercado de RPG brasileiro conquistando muitos fãs e agora se apresenta numa 4ºedição.
A Quarta edição de GURPS não tem as imagens maravilhosas como as da 4º edição de D&D, é verdade. O sistema, como as coisas antigas que o jogo guardavam pode parecer um pouco lento sim, mas ele é rico em exatidão das ações e jogadas realizadas e a liberdade total na hora de montar seu personagem. Somado a isso, temos um sistema que só usa d6 (role 3d6 e tire menor que sua habilidade testada).

É o sistema de RPG mais versátil já criado. Usando apenas um livro, é possível aventurar-se em qualquer mundo imaginado por você. Use todos os tipos de armas, de clavas ao laser mais potente. De magias às artes marciais. Dos poderes psíquicos ao superpoderes. Crie seu personagem exatamente como você sempre quis: dê vida ao seu herói de ficção favorito, ou um totalmente inédito. Escolha dentre 400 vantagens e desvantagens, mais de 350 perícias, magias e técnicas. Personalize seu personagem com peculiaridades e qualidades e você está pronto para jogar! Chega de trocar sistemas quando troca de campanha! O GURPS só utiliza um único conjunto de regras, claras e de fácil entendimento, prontas para cobrir qualquer situação. Ele é tudo que o jogador precisa para começar suas aventuras.

Este livro é dirigido a Mestres e jogadores avançados. Ele contém informações sobre talentos, combate, veículos e tecnologia, animais e monstros, criação de mundos e técnicas de narrativa. Alguns capítulos ajudam na criação de novas criaturas (que inclui novas raças de PdJs), artefatos, habilidades de personagens e mundos de jogo detalhados. Ele também apresenta um cenário de vários mundos, chamado de Mundos Infinitos, que pode ser usado para criar campanhas de temas mistos, desenvolver histórias de realidade alternativa, usar personagens modernos em mundos de fantasia e tudo que sua imaginação mandar!
A Quarta Edição de GURPS foi desenvolvida com 16 anos de contribuições dos jogadores da Terceira Edição e está mais fácil e é mais rápida que nunca. Todas as regras foram cuidadosamente organizadas, indexadas com cuidado e todas possuem referência cruzada. Os gráficos e tabelas são claros e legíveis. E todo material de sua biblioteca das edições anteriores pode ser usado como material de apoio para criar uma campanha num piscar de olhos!
Este novo GURPS tem suas regras básicas divididas em dois módulos livro, os Módulos Básicos 1 e 2. Apenas a primeira parte é necessária para jogar. O Livro 2 é indicado para o Mestre e para os jogadores que querem mais detalhes sobre o sistema.

O Mestre, e o jogador que adora aprofundar seu personagem devem utilizar também o GURPS 4ª Edição Módulo Básico: Campanhas.
Editora: Devir
Autores: Steve Jackson, Sean Punk e David Pulver
N.º de páginas: 240 páginas em preto e branco em couchê fosco 90 g/m²
Acabamento: capa dura colorida com laminação brilhante