Caverna do Dragão - Parte 3

Heil Hell!!!

Estou de volta para apresentar-lhes o guia de episódios do Caverna do Dragão. Segue a lista dos 27 episódios das três emocionantes temporadas:




Primeira Temporada

01 – A Noite Sem Amanhã (The Night of no Tomorrow, Mark Evanier, 17/09/1983) - O Mestre dos Magos envia Hank, Sheila, Eric, Diana, Presto e Bobby em direção à cidade chamada Helix, a fim de participarem de uma celebração local. Contudo, em sua jornada para a cidade eles são recepcionados por Merlin, que se oferece para tomar Presto como seu aprendiz — mas apenas se Presto ficar com ele pelo resto da vida.
02 – O Olho do Observador (Eye of the Beholder, Hank Saroyan, 24/09/1983) - Ao serem perseguidos por um escorpião gigante, os pupilos do Mestre dos Magos são salvos por um cavaleiro chamado Sir John. Quando o Mestre dos Magos os instrui a perseguir e derrotar um temível monstro conhecido como o Observador num vale distante, os garotos decidem levar Sir John com eles. Entretanto, durante a batalha, o grupo descobre que a intuição de Eric sobre Sir John estava correta: O referido cavaleiro é, na verdade, um completo covarde.
03 – O Salão dos Ossos (The Hall of Bones, Paul Dini, 01/10/1983) - Durante uma fuga e batalha com macacos alados, as armas mágicas dos garotos começam a falhar. Logo percebe-se que a energia das armas está acabando e, deste modo, Mestre dos Magos indica para seus pupilos o caminho em direção ao Salão dos Ossos, onde as armas podem ser recarregadas. Contudo, o Vingador tenta mais uma vez conseguir as armas dos garotos.
04 – O Vale dos Unicórnios (Valley of the Unicorns, Paul Dini e Karl Geurs, 08/10/1983) - Os garotos ajudam um unicórnio conhecido como Silvermane(Prateado, na versão brasileira), líder do último bando de unicórnios. Durante a batalha contra lobos que estão atacando o bando, eles não percebem que Uni é levada por um velho e ardiloso mago chamado Kelek, que está tentando roubar os chifres dos unicórnios, devido ao poder de teletransporte que eles possuem. A fim de derrotar Kelek, os garotos enfretam o desafio de tentar uma aliança com o Vingador.
05 – Em Busca do Mestre dos Magos (In Search of the Dungeon Master, Jeffrey Scott, 15/10/1983) - Caminhando pela floresta, o Meste dos Magos é inesperadamente atacado por um grupo de sapos guerreiros liderados pelo caçadorWarduke (Duque Guerreiro), que o congela num cristal mágico. O grupo rapidamente descobre o que ocorreu com o Mestre e tenta resgatá-lo, transpondo vários obstáculos pelo caminho antes que o ganancioso Warduke negocie sua entrega para o próprio Vingador. Eric se separa do grupo nessa busca, desejando encontrar ele próprio o caminho de casa, mas acaba retornando em meio à batalha com o Duque Guerreiro.
06 – A Bela e a Fera do Pântano (Beauty and the Bogbeast, Jeffrey Scott, 22/10/1983) - Os pupilos do Mestre dos Magos precisam procurar um rio místico que inverte seu curso uma vez a cada ano, durante cerca de 1 minuto; nesse período, o rio pode levá-los para casa. Antes dos garotos se dividirem em dois grupos para achar o rio, o Mestre dos Magos os alerta para não tocarem "a bela que respira a fera". Eric levianamente respira o odor que uma bela flor exalava e acaba se tranformando numa fera-do-pântano. Após encontrarem o rio, os garotos se deparam com dois problemas: Enfrentar um monstro que escraviza feras-do-pântano, represando o rio que corre ao contrário; e reverter a transformação sofrida por Eric.
07 – A Prisão Sem Muros (Prison Without Walls, Steve Gerber, 29/10/1983) - O Mestre dos Magos envia os garotos para um vale onde habita uma comunidade de gnomos. Ao chegar lá, eles descobrem que os gnomos foram escravizados pelo Vingador, que os obriga a trabalhar na extração de pedras místicas. Para libertar os gnomos, os garotos precisam procurar por Lukion, um feiticeiro cuja magia protegia o Vale dos Gnomos por séculos, mas que foi aprisionado pelo Vingadorno Pântano das Lamentações. Contudo, ao procurar por Lukion, os garotos percebem que sua prisão não é nada convencional.
08 – O Servo do Mal (Servant of Evil, Jeffrey Scott, 05/11/1983) - A comemoração do aniversário de Bobby é interrompida quando seus companheiros são capturados pelos guerreiros-lagarto do Vingador, sendo levados para a Prisão da Agonia, local onde o bondoso gigante Karrox é escravo do Vingador. Karrox teme que Vingador destrua sua terra natal e, assim, obedece as orientações do maligno feiticeiro. Com a ajuda de um amuleto mágico dado pelo Mestre dos Magos, Bobby e Uni se tornam amigos de Karrox e este os ajuda a salvar seus amigos.
09 – A Procura do Esqueleto Guerreiro (Quest of the Skeleton Warrior, Buzz Dixon, 12/10/1983) - Dekion, o guerreiro esqueleto escravo que serve ao Vingador há anos, informa ao seu mestre que ele encontrou o Círculo do Poder. Como está sob a magia do Vingador, Dekion é incapaz de entrar na Torre Perdida dos Cavaleiros Celestiais, e ele pede ajuda aos pupilos do Mestre dos Magos. Os garotos, sem saber, concordam em ajudá-lo, e ali enfrentarão seus maiores medos para achar o objeto mágico e derrotar o Vingador.
10 – O Jardim de Zinn (The Garden of Zinn, Jeffrey Scott, 19/11/1983) - Numa má-sucedida tentativa de arranjar comida, Bobby é mordido por um dragão e envenenado. Os garotos procuram a ajuda do Mestre dos Magos, que informa não possuir poderes contra as forças da natureza. Enquanto Bobby fica aos cuidados de Sheila, Uni e seu novo amigo Sorlars, os outros garotos rumam ao Jardim da Rainha Zinn. Entretanto, uma conexão misteriosa entre a Rainha Zinn e Sorlars pode colocar a missão em perigo.
11 – A Caixa (The Box, Jeffrey Scott, 26/11/1983) - Os garotos encontram uma caixa misteriosa após um terremoto repentino dividir o chão em dois. O Mestre dos Magos informa a seus pupilos que a caixa pertence a Zandora, uma velha amiga e aliada. Eles logo descobrem que a caixa é um recipiente mágico que pode abrir passagem para qualquer mundo, dependendo de onde é colocada. Os garotos correm para libertar Zandora e evitar que o próprio Vingador vá para a Terra, usando a Caixa para fins maléficos.
12 – As Crianças Perdidas (The Lost Children, Jeffrey Scott, 03/12/1983) - Os pupilos do Mestre dos Magos procuram uma espaçonave no castelo do Vingador que os ajudará a retornar para casa. Durante a jornada eles encontram um grupo de crianças que se consideram perdidas. Após descobrir que o mais velho delas, Alfor, é o piloto da nave e foi capturado e está preso nas muralhas do castelo do Vingador, Hank e seus amigos ajudam as crianças perdidas, sob as ameaças do Vingador.
13 – As Mágicas Desastrosas de Presto (Presto Spells Disaster, Jeffrey Scott, 10/12/1983) - Durante uma batalha com alguns guerreiros orcs, Presto lança um feitiço que dá errado e resulta no desaparecimento de seus amigos. Os garotos se descobrem no castelo de um gigante, no topo das nuvens. Enquanto Presto e Uni escalam uma torre para procurar seus amigos, os outros pupilos do Mestre dos Magos tentam escapar do maligno bicho de estimação do gigante, Willy.

Segunda Temporada

14 – O Sonho (The Girls Who Dreamed Tomorrow, Karl Geurs, 08/09/1984) - Os garotos encontram um carrinho de montanha russa que parece ser do mesmo tipo que os trouxe ao Reino. Logo eles encontram Terri, uma garota perdida da Terra e capturada por guerreiros-lagarto do Vingador. Após libertar Terri, os pupilos do Mestre dos Magos descobrem que ela pode sonhar com o futuro. Para enviar a garota de volta para casa eles precisam atravessar o Labirinto da Escuridão do Vingador, e Terri tem um último e esperançoso sonho.
15 – O Tesouro de Tardos (The Treasure of Tardos, Michael Reaves, 15/09/1984) - O Vingador cria o maligno Demo-Dragão, mas quando a criatura com super-poderes captura as armas dos garotos, ela sai do controle do Vingador. O Mestre dos Magos explica a seus pupilos que se o Demo-Dragão destruir o Reino eles nunca mais voltarão para casa. Os garotos precisam formar uma aliança nada amistosa com o Vingador para derrotar a poderosíssima criatura.
16 – A Cidade à Margem da Meia-Noite (City at the Edge of Midnight, Michael Reaves e Karl Geurs, 22/09/1984) - O Mestre dos Magos informa a seus pupilos que eles precisam achar a Cidade à Margem da Meia-Noite, onde crianças do Reino e da Terra são mantidas prisioneiras. Aliando-se ao rei Rahmud, os garotos fazem a jornada para a cidade de forma a libertar as crianças e a filha de Rahmud, mas eles precisam primeiro confrontar a Fera da Noite.
17 – O Traidor (The Traitor, Jeffrey Scott, 29/09/1984) - Enquanto descansam na Floresta da Lua, os pupilos do Mestre dos Magos são despertados pela súbita aparição dos Ursos das Nuvens (CloudBears, ou Ursinhos Amigos na versão Brasileira), que tentam roubar suas armas mágicas. Após ficarem amigos deles, Hank e Bobby são capturados numa batalha contra os orcs, e Sheila parte seguindo-os. Enquanto os garotos e os Ursos da Nuvem lutam contra os Orcs, Sheila observa, chocada, Hank planejar com o Comandante Orc um ataque surpresa contra os Ursinhos, num ato de traição,só sabendo depois que Hank o fez por Bobby estar prisioneiro do Vingador.
18 – O Dia do Mestre dos Magos (Day of the Dungeon Master, Michael Reaves, 06/10/1984) - O maior crítico do Mestre dos Magos, Eric, o reprova após uma pequena luta contra alguns insetos gigantes. Quando Eric clama que seria diferente se ele tivesse os poderes do Mestre dos Magos, o próprio Mestre faz de Eric um Mestre dos Magos. Com tamanho poder em mãos, o relutante Eric percebe apenas uma coisa: que ele finalmente tem o poder de levar seus amigos para casa.
19 – A Última Ilusão (The Last Illusion, Jeffrey Scott, 13/10/1981) - No Pântano do Cavaleiros das Trevas, Presto encontra a imagem de Varla, uma bela ruiva com poder ilusionista, que diz a ele que ela está sendo mantida prisioneira pelo Vingador. Os garotos chegam a uma vila onde as pessoas estão infelizes por causa de uma constante maldição que paira sobre eles. Um guerreiro misterioso chega à vila e lança a maldição sobre os pupilos do Mestre dos Magos. O guerreiro é o Vingador disfarçado pela ilusão de Varla, e sem suas armas, os garotos são aprisionados,só conseguindo fugir com a ajuda de Marinda e Jeremy,os pais de Varla.
20 – O Cemitério dos Dragões (The Dragon’s Graveyard, Michael Reaves, 20/10/1984) - Os garotos estão prestes a cruzar um portal para casa quando o Vingador o destrói. A frustração é terrível para os pupilos do Mestre dos Magos, e eles decidem enfrentar o Vingador e derrotá-lo de uma vez por todas. Buscando ajuda em Tiamat, esta revela aos garotos que suas armas são mais poderosas que o Vingador, desde que usadas no Cemitério dos Dragões. Quando o Vingador chega ao Cemitério para enfrentar os Pupilos, Hank precisa fazer a escolha mais dura e importante de sua vida.
21 – O Filho do Astrólogo (Child of the Stargazer, Michael Reaves, 27/10/1984) - Relaxando numa parte pacífica do Reino, os garotos esbarram num jovem chamado Kosar, doente de exaustão e fome. Depois de cuidarem dele, os pupilos do Mestre dos Magos descobrem que ele está predestinado a cumprir uma profecia que vai acabar com o reino da maligna Rainha Syrith e permitir que eles voltem para casa. Mas qual a ligação entre Diana e Kosar que mudará os eventos?

Terceira Temporada

22 – O Portal do Amanhecer (The Dungeon at the Heart of Dawn, Michael Reaves, 14/09/1985) - A curiosidade de Eric por uma caixa aparentemente inofensiva provoca o retorno do mais poderoso e maligno inimigo que os garotos já enfrentaram, Aquele Cujo Nome Não Pode Ser Pronunciado. Com o Vingador e o Mestre dos Magos drenados de suas forças após um confronto quase fatal, a corrida é para ver quem consegue se recarregar no anel de energia do Portal do Amanhecer primeiro, antes que Aquele Cujo Nome Não Pode Ser Pronunciado aniquile todo o Reino.
23 – A Odisséia do 12º Talismã (Odyssey of the Twelfth Talisman, Mark Shiney e Michael L. DePatie, 21/09/1985) - Um órfão solitário e perspicaz chamado Lorne encontra um amuleto perdido que o coloca em apuros. Ele e Eric tornam-se amigos rapidamente por meio das usuais trocas de insultos e empurrões, e Lorne entra no grupo na busca da Pedra do Astra. Mas o mago Korlok, que também procura a Pedra, está seguindo-os.
24 – A Cidadela da Sombra (Citadel of Shadow, Katherine Lawrence, 28/09/1985) - Ansiosa por provar seu valor após um trabalho fracassado, Sheila torna-se amiga de Kareena, uma jovem que é muito mais do que aparenta ser. Logo os garotos descobrem que estão no meio de uma grande e complicada briga familiar.
25 – Apagando-se o Tempo (The Time Lost, Michael Reaves, 12/10/1985) - O Vingador tem uma nova idéia para eliminar seus jovens inimigos, e usa o Cristal de Cronos para arquitetar um plano futurista e um piloto de guerra nazista da Segunda Guerra Mundial, que cai com seu avião JU-87 Stuka no Reino. O Vingador pretende enviar Josef Mueller, o piloto, de volta à Terra para vencer a Guerra para a Alemanha, de modo a alterar a linha temporal naquela realidade e prevenir que os garotos sequer existam e venham parar no Reino, mas após encontrar Diana, Josef tem outros planos.
26 – A Caverna das Fadas Dragões (Cave of the Fairie Dragons, Katherine Lawrence, 09/11/1985) - Tasmira, rainha das Fadas Dragões, é mantida prisioneira pelo maldoso Rei Varen, que deseja o fabuloso tesouro que ela guarda. Ajudado pelo esperto dragãozinho Amber, o grupo precisa libertar Tasmira e ajudar seu povo a se mudar para um novo lar.
27 – A Névoa da Escuridão (The Winds of Darkness, Michael Cassutt e Katherine Lawrence, 07/12/1985) - O Darkling, uma criatura esquelética da escuridão, seqüestra Hank. Os garotos têm de convencer a bondosa Martha a ajudá-los a resgatar seu líder, antes que Darkling faça sua vítima final e sua Névoa da Escuridão destrua toda a luz do Reino. Mas Martha já foi muito machucada e perseguida pela criatura, e não quer saber desta jornada.
Depois desta jornada por este incrível desenho que infelizmente parou de ser produzido inexplicavelmente apesar do sucesso, ficamos naquela dúvida de sempre: o que teria acontecido a nossos heróis. Vários textos referentes ao último episódio podem ser achados na rede, mas eu prefiro fazer como todo bom rpgista: apenas imagino o meu final da história.
Abraço.