Sessão Pipoca: Excalibur

A dica de hoje é um dos melhores (senão o melhor!) filme sobre as lendas arthurianas: Excalibur.
Excalibur (Excalibur, EUA-ING, 1981. 142 minutos. Épico. Direção: John Boorman) conta a história de uma mítica espada mágica. Muitos pensam que é sobre um rei que gira toda a saga, mas na verdade, a espada é o personagem principal. Bom, ela foi dada de presente ao Rei Uther Pendragon (Gabriel Byrne) pelo mago Merlin (Nicol Willianson). O rei acaba se apaixonando por Igrayne (Katrine Boorman), irmã do seu fiel amigo Tintangel, e é auxiliado pelo mago para possuí-la. Em troca, Merlin exige que a criança, gerada por esse relacionamento lhe seja entregue quando nascer. 
Após vários conflitos na Inglaterra e durante uma emboscada, Uther é ferido mortalmente e em seus instantes finais, enterra a espada em uma pedra, deixando o país sem um rei. Fica decidido então que o cavaleiro que conseguir retirá-la da pedra será o novo rei.Com a Inglaterra dividida pela ausência de um rei, vários nobres disputam a posse da espada (são minhas cenas favoritas), mas ninguém consegue e os anos se passam. 
Um certo dia, um escudeiro chamado Arthur (Nigel Terry) retira facilmente a espada da pedra. Na verdade ele é o filho de Uther e foi secretamente auxiliado por Merlin (Merlin era o cara). Alguns nobres juram fidelidade ao novo rei, mas outros não o aceitam. 
Uma guerra civil começa, mas logo o novo rei mostra seu valor, reunificando a Inglaterra, criando a Távola Redonda (uma ordem onde vários nobres seguiam um rígido código de conduta), construindo a cidade de Camelot e sendo traído por seu amigo Lancelot (Nicolas Clay) que acaba catando a rainha, Guinevere (Cherie Lunghi). Mas isso também nem precisa ser levado em conta, pois o grande rei possuiu a sua meia-irmã Morgana (Helen Mirren), gerando o incestuoso Mordred (Robert Adrie).
Um grande épico e um dos melhores filmes de todos os tempos em minha humilde opinião. Vale a pena escavar na locadora mais próxima para dar uma olhada.
Abraço.

Assista o trailler no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NOqlV4Le9Tk

Imagens retiradas da internet.