Sessão Pipoca: O Dragão e o Feiticeiro

Saudações camaradas e donzelas. A dica de filme desta semana é outro clássico de "sessão da tarde".
O Dragão e o Feiticeiro (Dragonslayer, EUA. 1981. 109 minutos. Aventura. Direção: Matthew Robbins), conta a história de uma terra chamada Urland, que está sendo aterrorizada por um antigo dragão de nome Vermithrax. Uma expedição liderada pelo soldado Valeriano chega a casa do feiticeiro Ulrich, o último de sua ordem. Eles explicam que seu rei, Casiodorus, está desesperado para apaziguar o dragão, e oferece uma virgem escolhida em uma loteria duas vezes ao ano. Ulrich decide ajudar, mas um soldado chamado Tyrian tenta intimidar o feiticeiro e o mata, para horror de seu aprendiz Galen. Ele crema o corpo de Ulrich e coloca suas cinzas em uma bolsa. Galen assume a função de seu mestre e carregando seu amuleto mágico parte para Urland.
Na viagem, descobre que Valeriano é uma mulher, que estava disfarçada para escapar da loteria. Os moradores pobres desconfiam que as filhas dos ricos são secretamente mantidas fora da loteria. 
Chegando a Urland, Galen inspeciona o covil do dragão e decide fechar sua entrada usando sua magia e o amuleto para desmoronar o penhasco rochoso e, aparentemente, consegue sepultar o monstro. A vila celebra e Valerian abandona seu disfarce. Mas Galen é levado a corte do rei, que teme que o aprendiz tenha apenas irritado o dragão. Ele é preso. A filha do rei, Elspeth, chega para zombar de Galen, mas fica chocada quando descobre que a loteria é uma fraude. Ela confronta o pai, que é incapaz de sustentar a mentira.
Nesse tempo, Vermithrax escapa de seu covil e ataca a aldeia. Galen consegue escapar mas não tem seu amuleto. Valerian e seu pai escondem Galen dos soldados. Ele ainda quer matar o dragão, mas tem que recuperar o amuleto. 
Quando a loteria retorna, Elspeth manipula o sorteio para que somente seu nome seja escolhido, em reparação à fraude. Seu pai fica chocado. Casiodorus então pede ajuda a Galen, que retoma o amuleto e encanta uma lança, feita pelo pai de Valerian, forte o suficiente para perfurar a pele dura do dragão. Ainda faz um escudo com as escamas da fera. 
Ele sai para matar o dragão e resgatar a princesa. Antes de partir é confrontado por Tyrian, mas desta vez Galen trespassa-o com sua lança. Subindo a montanha, ele adentra na caverna do monstro, um lago de fogo, mas descobre que a princesa já está morta e que o dragão possui filhotes. Ele os mata. Encontrando Vermithrax, ele consegue ferir o dragão mas sua lança é quebrada e só seu escudo o salva da incineração. O dragão descobre seus filhotes mortos e então voa para longe.
Galen tem uma visão de seu mestre, que diz que suas cinzas sejam espalhadas por "água ardente", descobrindo que o mestre havia planejado tudo isso. Ele então retorna a caverna e espalha as cinzas no lago, e seu mestre é ressucitado, e este lhe diz que na hora certa o amuleto deve ser destruído. Ulrich sobe a montanha e chama a atenção do dragão que o agarra e voa para longe. Galen esmaga o amuleto, fazendo seu mestre explodir e destruir o dragão.
A carcaça do monstro jaz no chão, enquanto o rei Casiodorus dirige-se a ela e finca uma espada tranqüilamente, reivindicando a glória para si. Galen e Valerian partem juntos de Urland, lamentando a perda de Ulrich e do amuleto.
Na minha opinião, um dos melhores filmes sobre dragão já produzidos com cenas memoráveis, vistas apenas nas nossas mesas de RPG. Vale a pena ver.


Imagens retiradas da Internet.