RPG Nacional: Busca Final

Saudações camaradas e donzelas. Hoje vou falar de mais um RPG brazuca muito bom: o Busca Final.
Busca Final é o mais recente lançamento da Secular Games. De autoria de Giltônio Santos e Richard Garrel, este jogo é feito para representar a mitológica jornada do herói. Os jogadores aqui interpretam “guerreiros errantes”, que vagam em grupos pelo mundo de Othora tentando solucionar o maior enigma de todos: por que a magia desapareceu? Para onde ela foi? Algum dia foi realmente real? Parece meio Matrix mais é esse mesmo o clima encontrado neste livro. Vamos ver o que o próprio livro nos diz:

Será que os guerreiros errantes de Othora têm o que é necessário para trazer a magia de volta ao mundo? Busca Final é um jogo de narrativa diferente: tem princípio, meio e fim, com um enredo definido, para levar os jogadores protagonistas em busca da resposta que pode selar ou mudar para sempre o destino de seu universo e das pessoas que amam.Como o Santo Graal dos cavaleiros de Artur, o anel de Frodo Bolseiro ou o regresso ao lar das crianças de Caverna do Dragão, a magia de Othora é apenas a ponta do iceberg. A narrativa que se desenha por trás do tema é o ponto essencial – tão arrebatadora e cativante quanto seu grupo puder torná-la.

Mas a grande sacada do sistema é o uso de cartas de baralho comuns ao invés de dados para o desenvolvimento de ações, chamado de Baralho do DestinoObtêm-se sucesso quando a somatória da carta com o atributo do guerreiro errante atinge 9 ou mais. As cartas podem ser sacadas do Baralho do Destino ou da Mão da Fortuna de cada jogador. Pequenas variações, como o naipe e origem da carta, fornecem variedade e uma tensão maior ao jogo. O sistema nos lembra em certos momentos Castelo Falkenstein. Além disso, temos outra surpresa. Busca Final é um RPG com um final fixo, feito para campanhas curtas com estágios definidos, que de outra forma não refletiria bem a “jornada do herói”. Busca Final possui uma bela capa, e suas 96 páginas contém ainda fichas para os heróis, o líder e a companhia. 
Acho que este é um dos mais proeminentes cenários que tive a oportunidade de ver ultimamente. Pra quem busca novas maneiras de se jogar RPG e também um tema mais adulto, esta é uma excelente opção.