Forgotten Books: RPG Aventuras Fantásticas

Olá irmãos de armas. Como este é meu primeiro post para o blog, resolvi falar sobre o primeiro RPG publicado no Brasil. Isso mesmo, ele foi o primeiro sistema que surgiu em nossa Terra Brasilis e ensinou muito marmanjo a jogar (e ainda ensina): trata-se do RPG Aventuras Fantásticas.
Tudo começou em 1984 quando a editora carioca Marquês Saraiva lançou os pequenos livros da série "Livros-Jogos Aventuras Fantásticas" (Fighting Fantasy no original e de autoria dos eternos parceiros Steve Jackson e Ian Livingstone). Naqueles livros, você podia interferir na história e mudar seus rumos. Uma coisa totalmente diferente pra quem estava acostumado a ver o Bozo na televisão. A série foi um sucesso de vendas e abriu caminho para pesos pesados como Dungeons & Dragons e GURPS.
Bom, voltando ao livro em foco, ele usa uma linguagem clara e muitos exemplos, ensina aos iniciantes sobre o funcionamento dos RPGs, as diferenças dos jogos comuns e o papel do mestre. Cada personagem tem apenas três atributos: Habilidade, Energia e Sorte. A habilidade é a medida de sua destreza e inteligência, e todas as ações voluntárias do aventureiro são baseadas em sua Habilidade. Energia é a medida de sua resistência física, e irá cair cada vez que o personagem for ferido. E a Sorte, que é usada para verificar se o heróis escapa de perigos que seriam inevitáveis através da Habilidade.
Um sistema simples como este é ótimo para iniciar um rpgista, mas cedo ou tarde ele irá querer mais. Assim surgiu Dungeoneer - Aventuras Fantásticas Avançadas. Aqui, as regras básicas de Habilidade, Energia e Sorte continuam valendo, mas ele traz muitas regras avançadas como perícias com armas e magias. Novos monstros também povoam as páginas, quase todos extraídos dos livros-jogos. E sempre dando atenção aos jogadores novatos, conta com duas aventuras prontas.
Em Blacksand, muito mais regras avançadas e opcionais são apresentadas, porém estas aproveitam e se mesclam ao cenário: o temível Porto Blacksand, uma cidade repleta de ladrões, piratas, armadilhas e toda a escória do planeta.
Outros suplementos:
O Saqueador de Charadas - Aqui o mestre irá encontrar quatro grandes aventuras interligadas onde os heróis enfrentam um vilão trapaceiro e cheio de truques.
Out of the Pit - Saídos do inferno, é um catálogo com quase todos os monstros que já pintaram nos livros jogos, todos explicados e ilustrados.
Titan: O mundo de Aventuras Fantásticas - Descreve o planeta imaginário onde acontecem as aventuras de fantasia medieval da série (olha a capa deste livro, soberba).
Não há dúvida que, graças ao pioneirismo desta série, o RPG encontrou mais facilidade para entrar em nosso país. Na minha opinião, nenhum novato hoje em dia daria a mínima pra série, mas nossa velha guarda Old School mantém um carinho especial com o primeiro RPG lançado no Brasil.
No meu próximo post, falarei sobre um romance baseado em Titan lançado por aqui: As Guerras de Trolltooth.
Até lá.


Imagens retiradas da internet.